'Primeiro você começa, depois você melhora': veja como o Ribeirão Rodeo Music mudou em 19 edições
Realizada pela primeira vez em 2005, a festa que acontece no Parque Permanente de Exposições viu seus números e relevância crescerem exponencialmente. Initi...

Realizada pela primeira vez em 2005, a festa que acontece no Parque Permanente de Exposições viu seus números e relevância crescerem exponencialmente. Initial plugin text Quatro noites de festa, 16 shows, estrutura com 107 mil metros quadrados e expectativa de público de 160 mil pessoas. Os números por si só mostram a evolução do Ribeirão Rodeo Music, que acontece em Ribeirão Preto (SP), e fazem o evento embarcar, por que não, na trend das redes sociais: ‘primeiro você começa, depois você melhora’. É que a história nem sempre foi assim. Quem está contando os dias para a 19ª edição pode não lembrar – ou não saber – que lá no começo, em 2005, o evento era mais modesto: aproximadamente 20% do que é hoje em termos de área. Se compararmos o público, foi 75% menor, de acordo com Matheus Calil, um dos fundadores e diretor do evento. “A 1ª edição já foi no Parque Permanente de Exposições, onde ainda é hoje, mas só ali no gramado central, ocupando uma área pelo menos cinco vezes menor. Acho que naquele ano recebemos entre 20, 25 mil pessoas. Com certeza, foi só o embrião do grande rodeio que nos tornamos”, avalia Arena do Ribeirão Rodeo Music em 2024, com palco tecnológico em Ribeirão Preto, SP Divulgação O início de um sonho De acordo com o fundador, o Ribeirão Rodeo Music nasceu da vontade de ter na cidade um evento essencialmente sertanejo e que honrasse a cultura dos rodeios. Não por acaso, desde a 1ª edição, a festa está incluída na Liga Nacional de Rodeio (LNR), tendo se tornado uma importante etapa desse circuito. “Junto com um grupo de empresários aqui de Ribeirão, achamos que estava na hora de termos um rodeio na cidade e queríamos um projeto privado, independente de governos e que pudesse durar por décadas, ser perene”, lembra Calil. Initial plugin text Só que da mesma forma que existiam pessoas que, como ele, queriam muito um rodeio que Ribeirão pudesse chamar de seu, outro grupo era resistente à ideia, inclusive com correntes jurídicas contestando a realização do esporte. “Tivemos pelo menos uns cinco anos de batalhas judiciais, até que, em 2005, conseguimos trazer o rodeio pra cá com respaldo da lei e também de veterinários. Porque os bons tratos aos animais fazem parte da nossa premissa. Desde então, sempre tivemos provas de rodeio, em todas as edições. O esporte é uma das nossas prioridades, junto com a valorização da cultura sertaneja”, destaca o idealizador. Primeiro você começa Com as devidas autorizações, o Ribeirão Rodeo Music saiu do papel e, no quesito shows, surgiu querendo fazer barulho. Logo de partida, foram quatro noites consecutivas de festa, com shows de Skank, Edson & Hudson, Bruno & Marrone, Juliano Cezar, Roby & Roger, Guilherme & Gustavo, e Maurício & Marcelo. De acordo com o idealizador, eles basicamente conseguiram um grande artista para se apresentar em cada noite e algumas outras atrações que na época ainda não eram tão conhecidas. “Já hoje são quatro grandes shows por noite, que se complementam entre si e são escolhidos de acordo com o que ouvimos de opiniões sobre o que o público está querendo e pelo que vamos acompanhando nas redes sociais”, se orgulha Calil. Edson e Hudson no palco do 1º Ribeirão Rodeo Music, em 2005, e Gusttavo Lima, em 2024 Initial plugin text É assim que, para a 19ª edição, a festa espera receber 160 mil pessoas, enquanto, em 2005, recebeu cerca de 15% desse total (o que já foi considerado um sucesso pela organização). O marco de 100 mil pessoas aconteceu, pela primeira vez, em 2007, ao entrar para o “Circuito Brahma de Rodeio”. O formato do Ribeirão Rodeo Music mudou em 2010, quando deixou de acontecer em dias consecutivos para que o público pudesse curtir mais. “Percebemos que a galera vai ao evento e acaba extravasando muito – no bom sentido – e, no outro dia, está cansada. Então, resolvemos dar uns dias de descanso”, brinca o fundador. LEIA TAMBÉM: 'Não estamos ali só como um rostinho bonito', diz rainha do rodeio de Ribeirão Preto antes de passar a faixa Volta de Luan Santana, Chitãozinho & Xororó disputados, 40 mil fãs por noite: o que vem por aí no Ribeirão Rodeo Music 2025 'Te cuida coração', 'Clima de rodeio', 'Vou te amar': veja hits que são sucesso nas vozes de um artista, mas pertencem a outro Depois você melhora Os dias de palco tímido, com poucas luzes, e arena pequena, com tudo limitado ao gramado central do Parque Permanente de Exposições, com certeza ficaram para trás. Em 2023, o Ribeirão Rodeo Music apresentou aos fãs do sertanejo uma versão de palco com surpreendentes 7 mil metros quadrados de área, os quais, agora em 2025, terão 850 metros quadrados de LED e processadores de última geração. A nova surpresa, conforme promete Calil, ficará por conta de um novo projeto de iluminação, que “vai elevar o nível sensorial do público”. Segundo ele, a 19ª edição ainda terá galpões maiores, mais altos e que darão melhor visibilidade do palco e o espaço será dividido em cinco bolsões projetados para as pessoas conseguirem circular com maior fluidez. No total, serão 107 mil metros quadrados de área útil - cerca de 6% maior que no ano anterior. “Mesmo já tendo atingido o nível que gostaríamos, continuamos crescendo. A tecnologia também entrou de vez para o evento, não só no palco, mas para garantir a segurança de quem estiver curtindo a festa. Implantaremos um sistema de câmeras de monitoramento com inteligência artificial, que vai operar em conjunto com a Polícia Militar”, antecipa o diretor. Vista da arena do Ribeirão Rodeo Music em 2005 e do palco, em 2024 Initial plugin text Do cômodo ao glamouroso Entre os maiores investimentos do Ribeirão Rodeo Music ao longo dos anos, Matheus Calil destaca ainda aqueles feitos nos camarotes, que, em edições mais recentes, vêm chamando atenção por oferecerem mais que exclusividade. “Os camarotes eram espaços menores, com bem menos glamour. Hoje, eles garantem várias experiências, com ativações de diversas marcas. Esse ano, o camarote Black Lounge, por exemplo, terá 20% a mais de espaço, inclusive com mais lounges, mais conforto e espaços instagramáveis”, revela o diretor. Força cultural e econômica Analisando a evolução da festa ao longo dos últimos 20 anos, o idealizador ressalta a importância que ela passou a ter para Ribeirão Preto e para a região. “São cerca de 2,1 mil pessoas envolvidas diretamente com o projeto e, se formos falar de empregos indiretos, é muito mais. Temos muito orgulho de levar Ribeirão no nome e somos gratos por representarmos um dos maiores eventos de entretenimento da nossa cidade. Estamos aí caminhando para a edição de 20 anos, muito amadurecidos e prontos para novos voos”. Veja mais notícias do Ribeirão Rodeo Music no g1 Ribeirão e Franca Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região